CONHEÇA CAPITÓLIO E SEUS ATRATIVOS


Capitólio é um pequeno e acolhedor município do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 9 mil habitantes. Localizado entre as águas esverdeadas do Lago de Furnas e as encostas da Serra da Canastra, com suas muitas e límpidas cachoeiras. Uma natureza privilegiada que faz da região um berçário de águas, ora transparentes ora com múltiplos tons de verde e azul. Região de transição entre a vegetação típica de Mata Atlântica e o Cerrado, apresenta uma beleza exuberante com sua fauna de lobos guaras, diversidade de pássaros e uma flora emoldurada por suas canelas de ema, que formam imensos tapetes floridos. Tudo isto contrastando com um relevo onde, afloramentos de quartzito com imponentes paredões, originam imensos cânions. Local onde as águas da Serra da Canastra terminam formando belas quedas e se encontrando com as águas do Lago de Furnas.

Até então, uma pacata e isolada vila as margens das matas do Rio Piumhi, Capitólio vê sua história ser radicalmente modificada, apenas 9 anos após sua emancipação, pela ação visionária de Juscelino Kubitschek, que inicia em 1957 a construção da maior hidrelétrica do país, no leito do Rio Grande. A Hidrelétrica de Furnas, ao ser terminada em janeiro de 1963, muda completamente a paisagem da cidade e da região. Estradas abertas e pavimentadas a interligam a São Paulo e Belo Horizonte. E, o enorme lago com 1440 quilômetros quadrados de superfície e cerca de 3500 km de perímetro abre um promissor horizonte para o aproveitamento turístico dessas águas ao originar este Mar de Minas.

Cânion de Furnas

Igreja Matriz de Capitólio

Fecho da Serra

Cachoeira da Capivara

Canela de Ema Cachoeiras

Paraíso Perdido

Morro do Chapéu

Retiro Viking

Em 1973, com a construção do Balneário Escarpas do Lago, Capitólio começa a se firmar como um dos principais destinos náuticos do país. Destino favorito de muitos mineiros e paulistas, que descobriram aqui um paraíso para suas férias e descanso, com muita água, montanhas e a tranquilidade de uma cidade muito acolhedora. Nos anos de 2015 e 2016 a partir de aparições das suas belas paisagens em programas de TV em âmbito nacional, a cidade começa a se tornar conhecida do grande público do país e do trade turístico. Aquilo que era um privilégio de poucos, mostra-se ao Brasil e ao mundo.

A grande beleza e diversidade dos atrativos naturais existentes, com montanhas, lago, cachoeiras, cânions, mirantes e atividades náuticas, com os passeios de lancha, fizeram a cidade tornar-se um paraíso das selfies, com as inúmeras possibilidades de belas paisagens a serem retratadas. Buscando compatibilizar o desenvolvimento da atividade turística e a sustentabilidade no uso de seus atrativos a cidade vê crescer a consciência da necessidade deste equilíbrio e um grande investimento em serviços com esta marca.

​Paralelo ao aumento da demanda de serviços e estruturas, Capitólio apresenta uma notável expansão e diversidade da sua estrutura hoteleira e gastronômica, bem como nos serviços prestados por agentes de turismo náutico e de 4x4, além da exploração de forma sustentável dos seus atrativos naturais. Agora que você já conhece um pouco mais sobre nosso município, que tal fazer sua reserva conosco, arrumar a mala e colocar o pé na estrada para vir aproveitar tudo que Capitólio tem a oferecer?

PASSEIOS GUIADOS

Ficou com vontade de conhecer mais da região a partir de um passeio guiado? Nós realizamos o agendamento de passeios de lancha e veículo 4x4. O ponto de embarque de lancha mais próximo está a cerca de 5km e as cachoeiras entre 14 e 47km de distância. Para mais informações consulte-nos:

DICAS DA POUSADA QUINTAL DA LUA PARA CONHECER CAPITÓLIO

  • A cidade possui apenas agências bancárias do Sicoob e do Bradesco. Clientes da caixa podem utilizar a Lotérica da cidade para saques. Não tem na cidade caixa 24 hs.

  • A maioria dos estabelecimentos aceitam cartões, mas é bom ter um pouco de dinheiro em espécie para as taxas de visitação das cachoeiras, que variam de 10 a 50 reais por pessoa.

  • Os pontos turísticos, que são os atrativos naturais da região, ficam fora da cidade, por isso o acesso à eles é feito de carro ou passeio guiado.

  • A cidade é pequena e com poucas opções de táxi, por isso, para quem vem de ônibus, é indicado contactar previamente um dos táxis da cidade para combinar o transporte até a sua pousada.

  • Traga roupas de banho, protetor solar, chapéu, sandálias e calçados confortáveis, máquina fotográfica e aproveite sua estadia em Capitólio com diversão e responsabilidade.

Fotos por: Rodrigo Leite @rodcapit